sábado, 13 de novembro de 2010

Merchandising Visual

Hora da arrumação: Distribuir produtos em uma loja é sempre um desafio. O que é como colocar cada item em cada móvel/ suporte deve ser pensado de forma estratégica. Deve - se arrumar por tamanho, tipo, cor ? Depende. Algumas dicas:

- PDVs que são direcionadas para público infantil devem pensar em expositores compatíveis ( altura, preferência de cor, ergonomia dos equipamentos, entre outros) com seus clientes mirins. Nos supermecados bem- planejados, por exemplo, vemos balas e chocolates na parte inferior das gôndolas. E como aproveitar a parte superior ? Com produtos que não são tão atraentes para pimpolhos, mas, sim, para suas mães. Se você tem um mix de brinquedos ficam a parte inferior ( despertando a compra por impulso nas crianças) e as roupas na superior, para mãe escolher- no caso das crianças mais velhas, deve- se pensar em alternativas para que elas manuseiem as roupas, já que gostam de participar da escolha das peças ao lado das mães. E mais: qualquer fato que gere identificação é importante, como manequins que tem feições e gestos que se aproximam da naturalidade da postura e anatomia humanas, pode ser eficaz, se empregada com bom gosto e ótimo senso de oportunidade:

- lojas de roupas podem se beneficiar com arrumação por cor. Uma dica é experimentar o efeito arco iris, cores frias e depois cores quentes.

- A distribuição dos produtos pela loja, como são usados no dia- a- dia, também é uma tendência no varejo. Essa formatação acaba ensinando, o consumidor a coordenar peças, compondo looks. São um tipo de exposição menos formal e que convida o consumidor a interagir com os produtos.

- Mostruários, suportes e qualquer tipo de expositor e mobiliario deve ter uma unidade entre si e, por sua vez, integra-se á infra - estrutura do PDV. Isso facilita a percepção da loja como um todo, auxiliando na sensação de unidade e organização da mesma. A criação de uma constância nestes elementos auxiliam na criação de uma linguagem, determinando uma imagem própria que ajude identificar a marca. Arquitetura e decoração andam juntas de forma complementar.

- Na distribuição do mobiliário, pausas são essenciais para que haja " leitura " dos produtos. Aos grupos, por cores, estilos, setores masculino, feminino, infantil, seja o que for, deve -se deixar o espaço para organizar a exposição, para ordenar a visão do cliente para que possa cada exemplar ( ou grupo de exemplares ter seu momento de mostrar - se e aparecer);

- Em lojas que investem em inserções de expositores que transitam pelo PDV, como apoios para pilhas ou ilhas de produtos, vale lembrar que eles devem ser o mais invisíveis possivel. Ao trabalhar com essas exposições, não deixar as mercadorias de cima " certinhas demais ", pois a arrumação impecável intimida o cliente. Podem ser usadas em PDVs sofisticados também, como forma divertida e arrojada de exibição , não precisando, necessariamente ser tão grandes como as de supermecados. elas são importantes para promoções, por exemplo - pequenas ilhas podem ser montadas sobre balcões, mesas ... até na vitrina, em alguns casos.

Decoração quando eficaz, engloba a disposição do espaço, mobiliário adequado e ergonômico, iluminação, materiais, cores e texturas, comunicação visual, além da arte de expor de acordo com o plúblico a que se destina . É necessário investimento constante, através de sinalização bem pensada, mobiliário flexivel, banner ( que são sinalizadores de qualquer tamanhos feitos de papel, plático, tecido, que parecem faixas verticais; custo baixo e pratico principalmente para promoções de última hora ) e cartazes promocionais muito bem confeccionados, mercadorias organizadas, decoração, sazonal, enfim, cuidado sempre e com tudo.

A tendência da arquitetura promocional dos anos 2000 é optar por um desenho mais limpo, com mobiliario que faça do produto o personagem principal e que retrate o conceito da loja em cada detalhe, da vitrine á iluminação. A concepção de lojas caminha em três direções. A primeira é a dos ambientes clea, com iluminãção difusa, forma geometricas e mobiliário de metal prateado e vidro. A segunda inclui as lojas com ar caseiro, que abusam da madeira. E a terceira, os endereços voltados aos jovens, nos quais a cor, a imagem e a música criam um clima, junto com imagens gigantes, mais conhecidas como gigantografias, e peças de acrilico e metal. Outra coisa imprescidível: sempre observar o consumidor para poder propor maior comodidade e facilidade, e isso inclui boas condições de acesso para os clientes especiais, como rampas na entrada, no espaço de pelo menos um metro e meio entre cada gôndola (em supermecados e grandes magazines), e toaletes com portas e acessórios apropriados para esses clientes.



" Crie climas, não venda só a mercadoria, mas sonhos também . "

A loja deve ser continuação da vitrine. Jamais colocar barreiras como portas fechadas, portas, portas estreitas, degraus ou qualquer obstáculo á entrada do cliente. Os produtos devem brilhar sempre com mais iluminação do que nas áreas de circulação.

Dispor dos produtos de forma a facilitar sua manipulação - respeitar ângulo de visão e ponto de pega.
Agrupar mercadorias com coerência para que consumidor entenda .


Merchandising para o lojista - Atualmente, o lojista está completamente conscientizado do valor e benefício do merchandising para o produto, para consumidores e , é claro, para seu caixa.
- Aumenta a média geral de vendas e o índice geral de compra por impulso.
- Desenvolver a fidelidade dos consumidores á loja .
- Atrai novos clientes para a loja.
- Aumenta principalmente os lucros. 

 Dicas para lojistas: Esteja sempre alerta ás ações de merchandising e outras inovações que acontecem em volta da sua loja.
Analise constantimente sua concorrência. Compare sempre sua loja com outras que estão ao seu redor.
Coordene suas promoções e propagandas sempre ao mesmo tempo, e comunique a seus funcionários o que vai acontecer antes que seus consumidores fiquem sabendo.
Faça suas vitrines com temas especificos e troque - as cada quinze dias no mínimo. Não deixe que sua loja fique com aquele ar de sono, com mesmas vitrines e display por meses.
Não coloque produtos de maior giro só no fundo da loja, pois nem sempre o consumidor vai até la. Coloque - os num ponto médio, visível o bastante para ele não achar que sua loja não tem tais itens.

Nunca deixe faltar variedade de mercadorias e indicação de preços nos produtos, não tenha em sua loja produtos sujos, rasgados,vencidos e desarrumados, pois isso causa má impressão ao consumidor, mesmo que você indique que é liquidação de estoque.
O atendimento deve ser perfeito. Os vendedores e balconistas devem ser treinados e ter um perfil semelhante ao público consumidor que frequenta aquela loja. Em lojas mais sofisticadas, as balconistas não podem confundir- se com as madames. Existem muitas balconistas que se acham superiores á clientela e que esnobam as consumidoras pela aparência, com discriminação e falta de educação. Nesses casos, é melhor começar o treinamento pela gerente da loja que não percebe estes problemas.


Nunca subestime a inteligência dos consumidores.
Respeite - os, para que eles respeitem a sua loja ......

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